Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval



"Acho que todos os ancaros de programas jornalisticos deveriam ser assim, indagadores, corajosos e realistas".

Brasil reavalia cooperação científica e tecnológica com Cuba!

Brasil e Cuba avaliam novos rumos para a Cooperação Científica e Tecnológica. Em reunião, nesta semana, com o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamora Rodriguez, o ministro Aloizio Mercadante solicitou a reavaliação da cooperação nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e energias renováveis. Setores que devem receber atenção prioritária.

A cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e Cuba tem como instrumento básico o Acordo de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica, de 1987. Em 2002, com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os Ministérios de Ciência e Tecnologia dos dois países, ficou estabelecido um Programa de Trabalho orientado, prioritariamente, em sua fase inicial, nas áreas: de biotecnologia, biomedicina, bioinformática; tecnologias da informação e comunicações; inovação e desenvolvimento tecnológico; energia fóssil e renovável; e tecnologias limpas.

Mais recentemente, no início de 2008, o governo cubano manifestou interesse em redimensionar os programas de cooperação acordados com o Brasil, sugerindo novas áreas de cooperação nos campos da Biotecnologia, Nanotecnologia, Bioinformática, Energias Renováveis e Formação de Recursos Humanos.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente cubano informou ao MCT a constituição de Grupo de Trabalho encarregado de definir a proposta de arquitetura de Programa de Trabalho para a cooperação em C, T&I, o qual foi analisado pelo lado brasileiro e aprovado em setembro de 2008, na II Reunião do Grupo de Trabalho sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil-Cuba.

Nos dias 22 e 23 de junho de 2010, o então ministro Sergio Rezende chefiou delegação a Cuba para realização da III Reunião do Grupo de Trabalho sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil-Cuba.

fonte: www.mct.gov.br